Os encontros de Formação em Serviço para os professores da Rede Municipal de Contagem trouxeram como proposta as possibilidades da interdisciplinaridade no ambiente escolar. Dentro da perspectiva, as formações de Arte e História foram realizadas em conjunto. O objetivo foi promover a troca de experiências e conhecimentos entre os educadores das duas áreas.
O conteúdo foi desenvolvido pelas formadoras Denise Betônico e Elaine Ribeiro. O teatro foi usado como eixo de interrelação entre as disciplinas de Arte e História. Para as formadoras, o uso do teatro como recurso pedagógico apresenta infinitas possibilidades. Uma delas é a recriação de encenações. As atividades, além de trabalhar com os conceitos das duas disciplinas, permitem que os estudantes desenvolvam várias habilidades socioafetivas.
A mediação da atividade teatral foi desenvolvida por Glauce Leonel, atriz e professora de Educação Física da Rede Municipal de Contagem, que atualmente desempenha a função de assessora educacional. Uma das propostas trazida pela professora são os jogos teatrais. O conceito foi desenvolvido pela americana Viola Spolin e é utilizado na preparação de atores e também na formação de crianças e adolescentes, principalmente em escolas e instituições sociais.
Fonte: http://www.contagem.mg.gov.br/estudacontagem/o-teatro-a-favor-do-aprendizado-em-sala-de-aula/