Contagem está no 14º CineOP

Contagem se fez representada na 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, com o documentário “10 anos sem Eloá: a sociedade de costas para o território da violência” o qual é uma leitura da obra “Quem matou Eloá?”, da diretora Lívia Perez.

O projeto desenvolvido pela E. M. Maria do Amparo, situada no bairro Industrial, foi selecionado como parte integrante do Encontro da Educação – XI Fórum da Rede Kino (Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual). Esta sessão do CineOP teve como tema: MULHERES NA ESCOLA e consiste na apresentação de projetos audiovisuais educativos que trabalham a construção da história e da memória da presença da mulher na escola, seja no cotidiano escolar ou em situações específicas como as ocupações das escolas públicas, por exemplo. “Memórias inventadas e lembranças do por-vir”; “Os lugares da mulher, suas intervenções e alterações no espaço pedagógico da escola”.

As atividades do projeto foram realizadas durante o mês durante o mês Internacional da Mulher de 2019, contando com participação de aproximadamente 180 estudantes. O ponto inicial foram discussões da obra de Lívia Perez que foi exibida pelo Cineclube “Maria Maria”, da E. M. Maria do Amparo e proporcionou reflexões sobre o aumento da violência contra as mulheres. O tema impactou bastante os estudantes, que estão na mesma faixa etária de Eloá estava quando foi assassinada.

Parabenizamos a Comunidade escolar pelo excelente trabalho, que visa a garantir igualdade social a todos os seus membros a partir da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, em todos os seus âmbitos.

Direção da unidade escolar: Sandra Mary Melo Oliveira

Monitor da Seduc: Sophia Grossmann

 

  

 

Texto: Sophia Grossmann

Publicação: 19/06/2019