Programa de Formação e Monitoramento

Programa de Formação e Monitoramento da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Contagem objetiva realizar a discussão e implementação efetiva e acompanhamento dos aspectos processuais do ensino, especialmente os referentes a quatro eixos basilares: planejamento, avaliação, monitoramento das aprendizagens e intervenção pedagógica na prática educativa. O público atendido é constituído por pedagogos, dirigentes, professores, articuladores comunitários, auxiliares de biblioteca e coordenadores pedagógicos da rede conveniada, totalizando mais de 3.500 profissionais.

Nos encontros mensais de formação em 2017, foram discutidos temas e demandas inerentes aos aspectos pedagógicos das escolas da rede e, ao final foram elaborados cadernos orientadores, propostas curriculares, planejamentos e caderno de oficinas e atividades para fomentar e direcionar o trabalho todos os profissionais.

Nas visitas de monitoramento em 2017 foram feitas consultas e análises dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas, assim como a verificação e implementação de procedimentos que favorecem um melhor desempenho dos estudantes e um melhor aproveitamento do tempo na escola.

Em continuidade no ano de 2018, as diretrizes para a valorização dos profissionais,   o aprimoramento e acompanhamento da prática pedagógica, para assegurar a aprendizagem efetiva de todos os estudantes são:

  • formar profissionais com foco na aprendizagem;
  • aprofundar a discussão de avaliação e os mecanismos adequados para o processo de ensino e aprendizagem;
  • discutir sobre a organização dos planejamentos e sobre os instrumentos do monitoramento da aprendizagem a serem produzidos para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos;
  • implementar ações de formação continuada para a equipe gestora das escolas e vice-diretores através do “Pró-Escola”;
  • intensificar junto aos profissionais (professores, pedagogos, diretores e vices, auxiliares de biblioteca, bibliotecários) da escola a cultura de planejamento de aulas, que favoreça e amplie o monitoramento e avaliação das aprendizagens;
  • discutir, traçar ações coletivas, e criar instrumentos para subsidiar a ação docente relacionada ao processo de ensino e aprendizagem, assim como construir coletivamente o novo referencial curricular para a rede municipal, a partir da Matriz de Referência Curricular do município e da Base Nacional Comum Curricular.