Jovens de Contagem participam de iniciação musical na Orquestra Jovem Gerais

Os estudantes das E. M. Prof. Geraldo Basílio Ramos, E. M. Hilton Rocha, E. M. Vereador Benedito Batista, E. M. Vereador José Ferreira de Aguiar, têm tido a oportunidade de participar do projeto de inicialização musical proporcionado pela Orquestra Jovem Gerais, ONG fundada em 1977 e que busca a inserção de jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais.

Em Contagem, o projeto está sob coordenação de Josiane Reis, tem atendido 120 estudantes e tem como objetivo levar a música aos bairros da periferia de Contagem possibilitando aqueles que são assistidos pelos projetos novas perspectivas culturais e profissionais. O início do percurso de aprendizado passa pelo apreciação da flauta doce, trilhando repertórios que vão desde canções de roda até clássicos da música brasileira como a Aquarela do Brasil, de Toquinho.

Com o desenvolvimento do estudante no projeto lhe será dada a oportunidade de ingressar para a Orquestra Jovem Gerais, quando poderá aprender um segundo instrumento e vivenciar a experiência real da vida como um músico de orquestra, fazendo ensaios semanais, apresentações em grandes teatros e viagens.

Texto: Sophia Grossmann

Publicação: 24/06/2019