Os estudantes das E. M. Prof. Geraldo Basílio Ramos, E. M. Hilton Rocha, E. M. Vereador Benedito Batista, E. M. Vereador José Ferreira de Aguiar, têm tido a oportunidade de participar do projeto de inicialização musical proporcionado pela Orquestra Jovem Gerais, ONG fundada em 1977 e que busca a inserção de jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais.
Em Contagem, o projeto está sob coordenação de Josiane Reis, tem atendido 120 estudantes e tem como objetivo levar a música aos bairros da periferia de Contagem possibilitando aqueles que são assistidos pelos projetos novas perspectivas culturais e profissionais. O início do percurso de aprendizado passa pelo apreciação da flauta doce, trilhando repertórios que vão desde canções de roda até clássicos da música brasileira como a Aquarela do Brasil, de Toquinho.
Com o desenvolvimento do estudante no projeto lhe será dada a oportunidade de ingressar para a Orquestra Jovem Gerais, quando poderá aprender um segundo instrumento e vivenciar a experiência real da vida como um músico de orquestra, fazendo ensaios semanais, apresentações em grandes teatros e viagens.
Texto: Sophia Grossmann
Publicação: 24/06/2019