Escola em Tempo Integral

A meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em junho de 2014, estabelece a oferta de tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica até 2024. É fundamental destacarmos que, na proposta de Contagem, educação integral não se resume à ampliação da extensão da jornada dos estudantes nas escolas; organizar o ensino nessa perspectiva significa pensar a educação e o currículo em outras bases, associando, à carga-horária ampliada, um currículo integralizado, que articula as disciplinas básicas com a parte diversificada e com atividades de natureza artística, cultural, esportiva. E, adaptados à modalidade, os processos de avaliação e monitoramento das aprendizagens. Desenvolver um currículo integrado pressupõe romper com a cisão existente entre o turno e o contraturno e instituir o tempo ampliado de desenvolvimento integral, que considera as dimensões intelectual, emocional, cultural, física e social.

A Escola em Tempo Integral de Contagem tem como premissa básica a ideia de que o estudante está no centro do processo educativo e que é direito de todos aprender no tempo certo. Construir a capacidade de autonomia intelectual, de desenvolver propostas para a realização de seu projeto de vida, de assumir a autoria e a responsabilidade pela sua educação é parte do projeto educativo dessa escola, que tem forte dimensão tecnológica e compromisso com a sustentabilidade ambiental. O prédio escolar será estruturado em ambientes de aprendizagem flexíveis, personalizados, diversificados e diferenciados, que estimulam o trabalho em equipe, a sensibilidade estética, e uma nova relação com o conhecimento. Espaço Maker e Tecnologia, Laboratórios de Experimentação, Espaço Mídia Lab e Editoração, Espaço da Comunicação, Espaço da Música e DJ, Espaço da Moda e Design, Espaço Gourmet, Sala de Línguas, Espaço de Teatro e Dança, Laboratório de Jogos, Espaço de Artes, Salas de Aula reversíveis, Ginásio Poliesportivo, Piscina semi-olímpica aquecida, Pista de Corrida, Espaço de Atletismo, Espaço de Esportes Radicais, Espaço Sustentabilidade, espaços de convivência, Auditório, Biblioteca de 400m2 e jardins compõem o prédio escolar e revelam a concepção educativa desse projeto. São espaços integrados e fluidos, que convidam à integração da comunidade e permitem a alteração das rotinas escolares e da sala de aula, favorecendo as aprendizagens, estimulando o interesse dos estudantes, desafiando-os a construir conhecimentos que os ajudarão a se inserir numa realidade cada vez mais tecnológica e marcada pela imprevisibilidade. O mobiliário escolar, colorido e adaptável, permite variadas formas de organização do trabalho; os diferentes ambientes de aprendizagem atendem a uma estrutura curricular que favorece o engajamento dos estudantes em projetos diversificados, compulsórios (imprescindíveis) e opcionais, assim como dos estudantes das escolas do entorno, para os quais serão disponibilizadas atividades no contraturno. O layout inovador estimula a apropriação dos espaços, que são dotados de recursos e qualidade para potencializar o ensino e contemplar o desenvolvimento de competências necessárias para a vida no século 21. A formação integral de crianças e adolescentes também passa por novas formas de conceber a organização escolar e a articulação entre escola e comunidade.

 

O trabalho pedagógico nas Escolas em Tempo Integral será desenvolvido por meio de metodologias baseadas em problemas e metodologias baseadas em projetos, abordagens que favorecem a aprendizagem centrada no estudante e o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida social, cultural e laboral. A preocupação em ofertar um espaço educativo cuidadosamente planejado, do ponto de vista estético, é outro diferencial deste projeto: espaços bonitos, coloridos, bem cuidados, agradáveis e prazerosos educam os sentidos e a sensibilidade, convidam à contemplação e à reflexão.

Todos os estudantes e professores receberão notebook reversível e pacote Microsoft office gratuitamente, que fazem parte do projeto Educa Online. Essa iniciativa busca trazer a cultura digital para os ambientes educacionais, aproximando-os do interesse e da realidade dos estudantes que, na sua maioria, sentem-se atraídos ou já vivem imersos nesse universo. Também busca promover o uso cada vez mais contemporâneo desses recursos, por meio de conexão à internet de alta velocidade, rede wi-fi em toda a escola, equipamentos móveis e soluções de ponta, que possam ser utilizados de forma natural e transparente, principalmente para reduzir as desigualdades de acesso a oportunidades e ferramentas educacionais de qualidade. Todas as salas e laboratórios serão equipados com lousa digital com tecnologia interativa de modo que as aulas serão mais dinâmicas e participativas, favorecendo uma aprendizagem personalizada. A educação personalizada busca atender às demandas específicas de cada estudante, considerando suas potencialidades e dificuldades, seus interesse e conhecimentos prévios, bem como a forma e o ritmo de aprendizagem de cada um.

Além de atender os 600 estudantes regularmente matriculados na escola, o projeto proporcionará, aos estudantes de escolas próximas – aproximadamente 2.000 -, acesso a cursos de língua estrangeira, aulas de informática, de robótica e de produção audiovisual, esportes diversos, natação, aulas de circo, de artes marciais e de atletismo, aulas de música, de culinária e moda, aulas de dança e teatro, cursos vocacionais diversificados. A Escola em Tempo Integral também beneficiará a comunidade local, abrindo-se ao uso de algumas de suas instalações, como os espaços esportivos, o auditório, a biblioteca e os centros de línguas, além de cursos profissionalizantes.