Diretores e vices   I  Pedagogos E. I.  I  Monitoramento


O Programa de Formação e Monitoramento da Educação Infantil de Contagem objetiva realizar formação continuada em serviço para todas(os) as(os) profissionais da educação infantil, considerando os campos de experiências do currículo da educação infantil, as metodologias, usos dos espaços, agrupamentos e as formas de avaliação e registro do processo de desenvolvimento  das crianças, bem como o acompanhamento individual, in loco, a cada unidade, a fim de que se apropriem das concepções, gerando reflexão e qualificação das práticas pedagógicas no trabalho junto às crianças.

Este atendimento se dá aos seguintes profissionais que atuam na educação infantil de Contagem: dirigentes e vice dirigentes escolares, pedagogas e pedagogos, professoras, agentes de educação infantil e coordenadores pedagógicos da rede conveniada.

Ns encontros mensais de formação de 2017, foram discutidos temas e demandas inerentes aos aspectos pedagógicos das unidades de educação infantil da rede e, ao final, foram elaborados planos de ação, instrumentos de planejamento e registro, além de atividades para fomentar e direcionar o trabalho dos profissionais.

Nas visitas de monitoramento em 2017 foram feitas consultas e problematização dos processos de ensino e aprendizagem utilizados pelas unidades, bem como o auxílio e a reflexão sobre a implementação de procedimentos que favorecem uma melhor seleção de experiências às crianças, qualificando o tempo e a construção do conhecimento na UMEIS e unidades com atendimento à educação infantil.

Em continuidade, no ano de 2018, as diretrizes para a valorização dos profissionais, o aprimoramento e acompanhamento da prática pedagógica, para assegurar a aprendizagem efetiva de todas as crianças são:

  • formar profissionais com foco no trabalho com as linguagens do currículo da EI, na seleção de experiências, saberes e conhecimentos e também no processo de avaliação e registro das aprendizagens;
  • aprofundar a discussão de avaliação e os instrumentos que evidenciem o processo de construção do conhecimento das crianças;
  • discutir sobre a organização dos planejamentos e sobre os instrumentos do monitoramento das aprendizagens a serem produzidos para a Educação Infantil;
  • implementar ações de formação continuada para a equipe gestora das escolas;
  • intensificar junto aos profissionais (professores, agentes de educação infantil, pedagogos, diretores e vices) das unidades de educação infantil a cultura de planejamento das rotinas e atividades, que favoreça e amplie o monitoramento e avaliação das ofertas e das aprendizagens;
  • discutir, traçar ações coletivas e criar instrumentos para subsidiar a ação docente relacionada ao processo de ensino e aprendizagem, assim como construir coletivamente as formas de avaliação e registro propostas para a educação infantil do município a partir dos materiais de referência pedagógica nacionais e municipais.

Equipe da Educação Infantil


Liliane Melgaço Ornelas – Superintendente da educação Infantil

Patrícia Regina dos Santos Lages de Matos – Assessora Pedagógica

Karoline da Cunha Lopes Cardoso – Assessora Pedagógica

Guilhermina Aparecida de Oliveira Tamm – Assessora Pedagógica

Lidiane Aparecida da Silva – Assessora Pedagógica

Vanilde de Fátima Eleutério de Souza – Assessora Pedagógica

Luciene de Souza Bartoli – Assessora Pedagógica

Angélica Athayde Pereira dos Santos – Assessora Pedagógica

Ana Paula Rodrigues de Souza – Assessora Pedagógica