Educação de Jovens e Adultos – EJA
A Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade específica da Educação Básica, tem como público-alvo as pessoas que não tiveram acesso à escola ou não conseguiram dar continuidade a seus estudos na idade adequada. (LDB, Art. 37)
Visa oferecer aos jovens, adultos e idosos uma educação que tenha caráter emancipatório, valorizando suas trajetórias de vida.
A EJA é organizada em dois segmentos, com carga horária mínima de 1600 horas cada um, que correspondem ao Ensino Fundamental: I Segmento (anos iniciais) e II Segmento (anos finais).
As aulas são presenciais de segunda a quinta-feira, distribuídas em um mínimo de 200 dias letivos.
A matrícula pode ser feita em qualquer época do ano para pessoas com idade a partir de 15 anos.
Para receber a certificação de conclusão do ensino fundamental, os estudantes devem cumprir,no mínimo, 75% da carga horária (1200horas) e ter aproveitamento em todos os componentes curriculares.
Em Contagem há 20 escolas que realizam o atendimento a essa modalidade no turno da noite e uma no turno da manhã: a E. M. Professora Lígia Magalhães.
Nos espaços bem viver Mário Covas (turno da manhã), no Central Park e Luís Palhares, (nos turnos manhã e tarde), em Nova Contagem, é oferecido I Segmento aos idosos. Os mesmos são atendidos por professoras Peb1 que realizam um trabalho integrado às atividades oferecidas por esses centros, destinados exclusivamente à terceira idade.