O Monitoramento é o conjunto de ações direcionadas a todas as escolas do Ensino Fundamental, e se baseia na discussão metodológica do processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento de ações para a implementação do Referencial Curricular. De acordo com a literatura educacional, esta estratégia, quando adotada de forma sistemática e contínua, contribui para que as escolas desenvolvam uma ação pedagógica que promova, além do desenvolvimento das capacidades, a formação de sujeitos capazes de atuar no mundo letrado com consciência e proatividade.

O foco do monitoramento é a obtenção de informações objetivas sobre o desempenho da escola nas suas mais variadas áreas, dimensões e desdobramentos, tendo por finalidade produzir a evolução dos processos para garantir a melhoria das condições de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos (SHAPIRO apud. LUCK, 2013).

Na Formação em Serviço, ao refletir sobre teoria e prática, faz-se necessário compreender as afirmações de CHRISTOV (apud. GUIMARÃES et. al. 2007, p. 32), quando diz que: […] é importante sabermos que elas andam sempre juntas, mesmo que não tenhamos muita clareza sobre as teorias que estão influenciando nossa prática, pois, toda ação humana é marcada por uma intenção, consciente ou inconsciente. Desta forma, ressalta a autora, sempre podemos encontrar aspectos teóricos em nossas ações, ou seja, aspectos de vontade, de desejo, de imaginação e finalidades. As ações contidas no programa de Formação perpassam pela reflexão da prática pedagógica alicerçada em um pressuposto teórico que a alimenta.

Com base nessa perspectiva, as equipes de Monitoramento da Aprendizagem e de Formação em Serviço estarão articuladas desenvolvendo um trabalho estruturado a partir dos seguintes eixos norteadores:

  • o acompanhamento sistemático, dialógico e formativo dos processos de ensino-aprendizagem e gestão escolar;
  • aproposição de ações de formação em serviço que reconheçam professores, pedagogos gestores escolares como sujeitos de práticas educativas e que tenham aplicabilidade no contexto escolar;
  • aanálise metodológica e a intervenção sobre as práticas pedagógicas, com o objetivo de tornar os processos de ensino-aprendizagem mais significativos e eficazes.

A execução desta proposta das equipes requer uma atuação direta nas escolas e nos espaços da formação junto a dirigentes, pedagogos e professores desenvolvendo ações que devem ter como focos:

  • odiálogo crítico e construtivo com os profissionais sobre os processos de ensino, aprendizagem e gestão escolar;
  • averificação e a análise dos processos de ensino e aprendizagem a partir dos resultados de avaliações internas/externas, tendo em vista a definição das melhores e mais adequadas estratégias de ensino-aprendizagem;
  • aformação e a orientação da ação docente, com o objetivo de capacitar os professores para a execução do planejamento pedagógico trimestral, a elaboração do planejamento das aulas por períodos, bem como as atividades didáticas e avaliativas;
  • aapuração e a análise do rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão), com o objetivo de aprimorar a estruturação do funcionamento da escola, otimizando a sua gestão e a organização do trabalho pedagógico;
  • aorientação na atuação das equipes gestoras (dirigentes e pedagogos).

 

Objetivos

  • discutir, traçar ações coletivas e criar instrumentos para subsidiar a ação docente no que se relaciona ao processo de ensino e aprendizagem tanto no âmbito da formação quanto do monitoramento;
  • acompanhar, monitorar e avaliar a execução do PLANO DE AÇÃO elaborado pela escola em 2017, tendo como objetivo primordial o alcance das metas de melhoria da aprendizagem dos estudantes propostas pela SEDUC;
  • analisar o PERFIL das turmas construído pelos professores e pedagogos, cuja finalidade é acompanhar sistematicamente a aprendizagem dos estudantes, com foco na construção das capacidades/habilidades essenciais para cada ano/ciclo;
  • acompanhar, nas escolas, a implementação do Referencial Curricular DE CONTAGEM, contribuindo para potencializar a apropriação das metodologias e conteúdos propostos nas ações de formação dos professores e pedagogos;
  • intensificar junto aos profissionais (professores e pedagogos) da escola a cultura de planejamento, que favoreça e amplie o monitoramento e a avaliação das aprendizagens;
  • acompanhar, numa perspectiva formativa, professores, pedagogos e dirigentes na aplicação do planejamento pedagógico trimestral e planejamento por períodos;
  • auxiliar os profissionais da escola na organização dos processos de avaliação e estudos orientados, discutindo as concepções e estratégias mais eficazes para o processo de ensino e aprendizagem;
  • orientar e auxiliar professores e pedagogos quanto à escolha dos instrumentos de avaliação estabelecidos para o trimestre letivo;
  • analisar com os professores e pedagogos os resultados das avaliações, após a tabulação dos dados, discutindo novas estratégias de trabalho para promover a aprendizagem dos estudantes;
  • garantir que os processos de avaliação da aprendizagem, tanto internos quanto externos, sejam concebidos, implementados e/ou apropriados como instrumentos necessários e funcionais para a reflexão sobre as práticas pedagógicas e para o desenvolvimento das capacidades/habilidades pelos estudantes;
  • orientar as escolas na análise, apropriação e contextualização dos resultados das avaliações externas, contribuindo para que sejam compreendidas como instrumentos de apoio à ação docente e verificando possíveis incongruências em relação às avaliações internas.
  • assessorar as escolas quanto à implementação de ações de intervenção da aprendizagem a partir dos dados apresentados na tabulação das avaliações realizadas;
  • construir juntamente com os professores e pedagogos, nas Formações em Serviço, instrumentos de monitoramento das aprendizagens e dos resultados das avaliações;
  • auxiliar os profissionais quanto às possíveis intervenções pedagógicas que propiciem a aprendizagem dos estudantes.

 

Benta Maria de Oliveira Napoli

Superintendente do Ensino Fundamental

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