1º Seminário de Educação Infantil – Educar e Cuidar: Caminhos Possíveis

Seminário de Educação Infantil

No dia  15 de fevereiro de 2018, a Prefeitura Municipal de Contagem, através da Superintendência de Educação Infantil da Secretaria de Educação, realizou o primeiro seminário voltado  exclusivamente para os(as) profissionais que atuam com crianças de 0 a 3 anos nas unidades com atendimento de Educação Infantil da cidade.

Este foi apenas o primeiro momento formativo do ano de 2018 e reuniu cerca de 800 profissionais na PUC Contagem.  O Seminário foi estruturado com uma palestra com o tema ” Conhecendo a Educação Infantil de Contagem“,  proferida pela Superintendente de Educação Infantil no município, Liliane Melgaço Ornelas, e onze oficinas e mini-cursos:

1. Musicalização
  2. Contação de história e desenvolvimento da oralidade
  3. Alimentação infantil: Formação de hábitos para a vida
  4. Promoção da Saúde e primeiros socorros
  5. Arte e expressão
  6. O corpo e suas possibilidades
  7. Relações étnico-raciais
  8. O trabalho pedagógico a partir do interesse das crianças
  9. Brincadiquê? A importância do brincar e das interações na EI
  10. Acolhendo a diversidade na EI
  11. Mudanças de comportamento: A importância do olhar profissional

Na ocasião, todos(as) os(as) educadores presentes receberam um kit contendo uma pasta, pincéis de quadro, canetas marca-texto, canetas, lápis e apagador para quadro. Também foram entregues para os(as) dirigentes as Cartilhas de Orientação quanto à Saúde na Educação Infantil.

Outros momentos formativos estão previstos para o ano de 2018. O cronograma será divulgado em breve.

Após o Seminário, foi encaminhada uma avaliação para as unidades de Educação Infantil participantes para que todos(as) pudessem apontar o que foi mais produtivo e o que pode ser melhorado para os próximos momentos formativos. A avaliação pode ser acessada aqui.