Diálogos temáticos: Língua inglesa

No dia 22 de agosto Contagem respirou ares internacionais com os Diálogos Temáticos em Língua Inglesa, um evento organizado pela equipe de Formação Continuada da Secretaria de Educação.

Neste dia, compareceram ao evento mais de 200 professores de língua inglesa, de toda a rede municipal.   O encontro teve tanto o objetivo de dar visibilidade às práticas de sucesso nas aulas de inglês nas escolas, quanto refletir sobre a importância da valorização do trabalho desses docentes.

As avaliações feitas pelos participantes do encontro foram muito positivas e já há entre eles o desejo de que mais eventos como esse ocorram. De acordo com o assessor educacional para língua inglesa da SEDUC, professor Flávio Martins “este encontro foi o ápice do movimento de melhorias para o ensino de língua inglesa no município. Foi um reconhecimento ao grande trabalho que os professores de língua inglesa têm desempenhado no dia a dia das nossas escolas e uma ótima resposta após as mudanças recentemente implementadas no ensino de língua inglesa em Contagem”.

Os Diálogos Temáticos ocorreram em dois turnos e, na parte da manhã, os professores puderam ouvir a professora Doutora Climene Arruda, coordenadora do programa EDUCONLE (Educação Continuada para professores de língua estrangeira) da Faculdade de Letras da UFMG. A Dra. Climene falou sobre o tema “Ensinar / aprender inglês: professores e alunos relatam experiências bem-sucedidas”.

No turno da tarde os professores puderam participar da palestra da professora Doutora Valdeni Reis, coordenadora do programa UniSALE da Faculdade de Letras da UFMG. A Dra. Valdeni falou sobre RelAÇÃO e Memória no Espaço Vida-Morte da Sala de aula de Língua Inglesa. Além disso, contamos com a ilustre presença de outros professores da UFMG e da UEMG.

Após cada uma das palestras, os participantes se dirigiram às salas onde ocorreram as seguintes narrativas de experiências e oficinas apresentadas pelos professores de nossa rede:

► Building up experiencies: the use of modeling to teach English com Vanessa Luz de Sales / E.M. Sabino Barroso

English games with minimal resources  com Juliane Cristina Andrade  / E.M. Maria Olintha

► Inglês para alunos com deficiência intelectual  com Marina Márcia Chiari / E.M. Gloria Marques

Love it or list it – Working on t-shirts messages com Rosemary Cândido Coelho /E.M. Professor Ricardo Bráz

► Memes: interaction and social media in English classes com Rosângela Paula da Silva /E.M. Prof. Geraldo Basílio

Oral presentation for public school students? Yes, they can!  com  Andrea Viola / E.M. Sônia Braga

Scrapbook: Students being the authors of their story com Jacqueline Poliane F. Fontes / E.M. Vereador Benedito

► Shakespeare: gêneros textuais no ensino de inglês com Elizabeth Soares de Oliveira / E.M. Glória Marques

► The power of drama: I have a dream  com Camilla  Glória Ferreira / E.M. Rita Carmelinda

Using body language to enhance understading in English classes  com Hemanuelle M. Andrade / E.M. Renê Chateaubriand

► Using Emojis to improve English learning com  Elaine Pereira de Souza / E.M. Deputado Jorge Ferraz