Diálogos temáticos: Língua portuguesa

No dia 17 de agosto, na faculdade UNA de Contagem, os professores de língua portuguesa da rede municipal puderam participar do evento denominado “Diálogos temáticos”, organizado pela secretaria municipal de educação e que contemplou a maioria dos conteúdos programáticos do Ensino Fundamental, além dos pedagogos de todos os ciclos. O evento faz parte do programa de formação em serviço proposto pela secretaria aos docentes e pedagogos da rede municipal.

Na ocasião, os profissionais foram contemplados com a presença das professoras Carla Viana Coscarelli (UFMG) e Ana Elisa Novais (IFMG) que dividiram as experiências das pesquisas que têm empreendido nas instituições em que lecionam, bem como as práticas que há anos têm validado o trabalho desenvolvido por elas.

Após as palestras ministradas pelas pesquisadoras, alguns profissionais da rede tiveram a oportunidade de relatarem a experiência de atividades desenvolvidas com seus alunos, nas escolas. Tivemos os seguintes relatos de experiência:

Dirlene de Souza Ribeiro (E. M. Sócrates Mariani Bittencourt)

Tema: “Práticas de texto”

Jânia Almeida Silva (E. M. Glória Marques Diniz)

Tema: “Os Clássicos da Literatura: velhas e novas histórias”

Kátia Regina de Souza (E. M. Hilda Nunes dos Santos)

Tema: “Relato de uma crítica ‘O grito’”

Marcos Celírio dos Santos (E. M. Virgílio de Melo Franco)

Tema: “Escrever na escola: muitas possibilidades”

Finalizando o encontro houve a apresentação do grupo de contação de histórias “Contos e cantos” que aproveitou o mote sobre tecnologias, que norteou o encontro, para dividir uma contagiante história com os profissionais presentes.