Diálogos temáticos: Arte

Os Diálogos Temáticos em Arte aconteceram na UNA Contagem no dia 21/08/2018, atendendo às solicitações dos professores desta Rede,como parte do programa de formação continuada.
Trouxemos para os Diálogos Temáticos, as professoras Ana Lúcia de Faria e Azevedo da FAE, que nos trouxe possibilidades práticas para a elaboração de vídeos/ curtas, bem como a execução de cineclube nas escolas e Mônica Alves de Sousa da Secretaria de Cultura de Contagem, que palestraram sobre os temas “Pensar, sentir, criar e brincar com o cinema na escola” e “Alfabetização áudio visual” respectivamente.

As professoras abriram espaço para perguntas visando dirimir as dúvidas dos demais professores presentes. Mônica Alves, falou sobre a Lei 13.006/14, que trás a obrigatoriedade de exibição de no mínimo duas horas mensais de filmes nacionais nas escolas, trouxe também, múltiplas possibilidades de atividades, concursos, produções de curtas, bem como atividades voltadas para o cinema e cineclubes na cidade.

Neste encontro, foram ofertadas quatro oficinas pela manhã e quatro a tarde, trabalho este decorrente de práticas efetivadas pelos professores de Arte da Rede de Ensino de Contagem.

A proposta das oficinas era atender às quatro linguagens que compõe a área do conhecimento, Arte, artes visuais, teatro, dança e música.

No turno da manhã, tivemos o professor Silvio César Paulino que compartilhou com seus colegas a oficina “Iniciação a teoria e prática do teatro”; as professoras Nanci Lourdes Ferreira de Melo com “Musicalização e percussão”; Cláudia Maria Barbosa Vieira Cruz com a oficina de artes visuais: “Possibilidades criativas com materiais diversos” e oferecendo oficina de dança nos dois turnos, Marina Balcan da silva Oliveira com “As danças circulares na prática pedagógica dos professores de Arte”.

No turno da tarde, tivemos a professora Sabrina Marinho Pereira com “Iniciação às práticas teatrais”, Aléxia Gomes de Oliveira com “Mandala – olho de Deus” e Franklin Canuto com “Iniciação musical com sons do corpo”.

As propostas das oficinas foram de natureza dinâmica e atendendo às possibilidades  inerentes à sala de aula. A adesão por parte dos professores foi livre e tivemos uma presença representativa nesta formação, bem como grande satisfação por parte dos participantes que avaliaram o encontro como muito produtivo e rico em suas possibilidades. Alguns se colocaram a disposição para futuramente dividirem com seus pares a experiência em suas práticas docentes.

Enfim, o encontro de formação, “Diálogos Temáticos em Arte” proporcionou a participação efetiva de professores nas quatro linguagens das artes, facilitando o intercâmbio de vivências, conhecimentos e práticas, envolvendo profissionais em suas diversas formações acadêmicas em artes e trazendo a linguagem do Cinema como grande possibilidade do trabalho docente junto à aprendizagem discente.