Diálogos temáticos: Ciências

Os Diálogos Temáticos de Ciências, aconteceram no dia 29 de Agosto, fechando a programação e formação do mês.

A programação de 8h às 16:30h contou com a presença de convidados e professores da Rede de Contagem relatando experiências vividas em sala de aula.

Abrindo nossos diálogos, tivemos a palestra com Nutricionista Simone Lage Procópio, falando sobre a importância de uma alimentação de qualidade e de como tratar doenças com a ingestão de nutrientes e minerais. A escolha desta profissional foi exatamente pensando na saúde do professor e o quanto se encontram desestimulados, sobrecarregados e muito das vezes em jornada dupla ou tripla, sempre alimentando de forma errônea e com pressa, levando inclusive ao comprometimento no aprendizado.

Num segundo momento, os professores foram direcionados para os relatos de experiências e divididos em três salas. Em uma delas, o convidado Alexandre Santos Bruno, graduado em Biomedicina e mestre pela UFMG, apresentou o tema: Influência do excesso de açúcares refinados sobre o organismo humano e o impacto sobre o metabolismo e o aprendizado. A palestra se deu de forma didática e atualizada, demonstrando os perigos no consumo exagerado destes açucares refinados. Houve também um jogo de tabuleiro visando identificar estes males sobre o organismo.

Outra convidada foi Bárbara Betônico Berg, pesquisadora e mestranda em Ciências Biológicas na UFMG, que trouxe atualizações sobre Vacinas e a importância para o controle de doenças infecciosas, desmistificando algumas dúvidas comuns, mesmo para professores de ciências.

Como relatos de experiências, o professor de Geografia, Acássio Lucas Almeida, da Escola Municipal Izabel Nascimento de Mattos com a oficina: Aprendendo Astronomia com o aplicativo Stellarium. Em ambiente totalmente escuro e simulando o Céu, demonstrando de forma eficaz e interessante como conduzir o aplicativo e despertar ainda mais curiosidade nos estudantes sobre o estudo da Astronomia.

As professoras Aparecida Fernandes Pessoa da Escola Municipal Izabel Nascimento de Mattos e Rosângela Castilho F. Motta da Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, trouxeram o assunto de difícil abordagem na escola fundamental:! “Relações de Gênero e sexualidade”. Tanto Aparecida, quanto Rosângela, já abordam este tema nas escolas que atuam com naturalidade, levando os estudantes a repensarem atitudes e desmistificando pré conceitos, estabelecidos muitas vezes pela sociedade e levando a pensar que pessoas são pessoas, independente do gênero, raça ou condição social.

Podemos concluir que foi um encontro de muito conhecimento, atualização e produção, onde o maior ganho foi do professor presente.

Sophia de Mattos Camargo Grossmann