Diálogos temáticos: Geografia

A atualidade impõe grandes desafios e cobra por mudanças no trabalho docente, como forma de responder às demandas pelas quais somos confrontados diariamente na escola pensou-se na realização dos Diálogos Temáticos para a formação continuada da rede municipal de Contagem, no mês de agosto, contemplando os diversos componentes curriculares e visando maior envolvimento dos professores. Os debates trouxeram como possibilidade a construção de vias alternativas de trabalho, trazendo respostas positivas às demandas do cotidiano docente.

Especificamente para o componente curricular de Geografia, foi convidado o professor Dr. Ricardo Palhares (PUC/MG)que abordou a temática “Geografia das Religiões” tendo como recorte o desenvolvimento das religiões neopentecostais, no município de Belo Horizonte, na última década. Após a palestra, os professores tiveram a oportunidade de participarem de oficinas que abordaram três temas muito importantes dentro da Geografia:a maquete, o cinema e a elaboração de atividades diversificadas.

A construção de maquete como recursos didático para a compreensão da curva de nível foi trabalhada pelo professor Ms. Thiago Camini (E.M. Giovanini Chiodi) que a considera “como recurso didático detentor de elevada importância, pois retira a necessidade de fazer a leitura do mapa e converte-la mentalmente em uma representação que aproxime da realidade”.

Para a professora Profª Fabiana Silvia Garcia (E.M. Sócrates Marianni Bittencourt), o cinema nas aulas de Geografia tem a vantagem de dialogar com outras artes, conseguindo, dessa maneira, se comunicar com profundidade e envolvimento.É interessante acrescentar, ainda, que todas as formas de arte possuem linguagens e códigos específicos, que devem ser conhecidos para a melhor compreensão do que está sendo transmitido.

Discutindo as atividades didáticas em Geografia,o Professor: Hélio Antônio da Silva (E.M. José Ovídio Guerra) explica a importância que as atividades apresentadas possuem, pois, são algumas das possibilidades que o professor pode utilizar como ponto de partida para as aulas. No entanto,ressalta ser importante a criatividade do professor uma vez que cada um possui um estilo próprio e não existe uma maneira padrão de se ensinar.

A assessora, da Seduc, Soraya Aparecida Ferreira Silva sintetiza os Diálogos temáticos dizendo: “mergulhamos e saiamos encharcados de experiência”, considerando que o professores precisam coragem para sair do comodismo da terra firme e se aventurar a abrir novas “portas”, deslocar dos lugares clássicos de se pensar e realocar para outros espaços, buscando a equidade no diálogo com o objetivo de experimentar, conhecer, pesquisar e analisar.Segundo ela, não existe conhecimento estático, pois, precisamos correr atrás de nossa formação para oferecer o melhor para nossos alunos.