Diálogos temáticos em Educação Física

No dia 16 de agosto, os professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Contagem participaram do 5º encontro de formação continuada, na faculdade Una Contagem. Nesta ocasião, o encontro recebeu o nome de “Diálogos Temáticos” e foi organizado em dois momentos. O primeiro momento aconteceu no auditório da instituição, e contou com a participação do prof. Dr. Admir Soares de Almeida Júnior, da escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, que compartilhou com os presentes seus conhecimentos, saberes e práticas acerca de narrativas feitas à partir das aulas de Educação Física . No segundo momento, os professores puderam escolher entre quatro salas com temáticas diversas, que tiveram a participação de professores da Rede Municipal de Educação apresentando suas experiências e práticas, por meio de Relatos de Experiência.

Buscando trazer o olhar dos estudantes sobre as aulas de Educação Física, foram montados painéis para exposição de diversos tipos de registros iconográficos na entrada do auditório. Os registros estiveram em exposição durante todo o encontro.

Abaixo o nome dos professores e professoras que apresentaram no encontro “Diálogos Temáticos”, bem como o título da apresentação e instituição escolar a qual estão vinculados:

Prof. Dr. Admir Soares de Almeida Júnior – Narrar a experiência, Escrever a aula: professores(as) de Educação Física em Processos de Formação Continuada  – Universidade Federal de Minas Gerais.

Manhã

Aline Borges Moreira Dias e Poliana Barreto Fernandes – O resgate de jogos, brinquedos e brincadeiras – E.M. Albertina Alves do Nascimento.

Vinícius Gomes Cambraia – A formação continuada e seu reflexo na prática docente – E.M. Dona Gabriela Leite Araújo.

Paulo Henrique de Almeida – Projetos na escola – Maratoninha e Esportes adaptados: a superação em jogo – E.M. Professora Julia Kubitschek de Oliveira.

Renata Dias Fernandes Caetano – Formação: Aplicações e vivências – E.M. Ivan Diniz Macedo.

Plínio de Paula Cruz e Calazans Junio da Silva – Esportes e atividades adaptadas voltadas para o lúdico – E.M. Eli Horta Costa.

Matheus Marques da Silva – Judite: A apropriação da contação de histórias aliadas aos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física – E.M. Deputado Jorge Ferraz.

Hamilton Gonçalves Barbosa – Adaptações possíveis para a prática de esportes com taco no ambiente escolar –  E.M. Deputado Jorge Ferraz.

Gustavo Lúcio Gonçalves Torquato – A Educação Física através das novas tecnologias –  E.M. Nossa Senhora Aparecida.

Tarde

Gizele Aparecida Pereira de Castro – Práticas corporais de aventura – E.M. Professor Wancleber Pacheco.

João Marcelo Becari Moreira – Benefícios do xadrez escolar – E.M. Paulo Cézar Cunha.

Eduardo Vieira de Rezende – Processo didático para ensino de xadrez – E.M. Carlos Drummond de Andrade.

Leonardo Teodoro da Silva – Aspectos positivos da competição escolar – E.M. Heitor Villa Lobos.

Waldizar Pinto Ferreira e Angelina Solange Silva de Oliveira – Projeto Copa – E.M. Walter Lopes.

Patrícia Valéria Lima de Souza e Jean Santos Machado – Ginástica Artística – E.M. Vereador Jésu Milton dos Santos.

Paola Oliveira da Fonseca – Dança nos anos iniciais do ensino fundamental e o ciclo junino – E.M. Vereador José Ferreira de Aguiar.