Metodologias ativas de aprendizagem na língua inglesa

Momento de reflexão sobre o trabalho

Nos dias 21 e 28 de novembro ocorreram os dois últimos encontros da formação dos professores de inglês em 2018. Estiveram presentes 112 professores e o tema das discussões foi Metodologias Ativas. Foi também um momento de reflexão e análise de tudo que ocorreu na língua inglesa desde 2017. Os professores puderam falar sobre a importância da formação e do reflexo das ações desse movimento nas atividades que ocorrem em sala de aula.

Na oportunidade houve um lanche coletivo onde tivemos uma cornucópia, que simboliza solidariedade, fartura, fertilidade, riqueza e abundância. Na mitologia greco-romana era representada por um vaso em forma de chifre, com uma abundância de frutas e flores se espalhando dele e desejo de muita coisa boa.

Alguns dos professores presentes nos encontros

A formação continuada em língua inglesa, nesta gestão, representa um movimento muito importante para a educação de nossa cidade, já que inaugura a inserção deste componente nos currículos dos estudantes do 1º ao 5 ano do Ensino Fundamental. De acordo com o professor-formador Flávio Martins, o advento do espaço da formação para os professores de língua inglesa trouxe melhoria não só de aprendizado para os estudantes, mas também da autoestima dos professores que trabalham na rede municipal em Contagem.

Durante o ano de 2018 foram 8 encontros de formação com o professor Flávio  e uma sessão de diálogos temáticos, ocasião em que os professores puderam demonstrar práticas exitosas que executaram em sala, pelas escolas da cidade.